quinta-feira, 5 de março de 2015

Tipos e formas de Escoramento de Valas


Tipos e formas de Escoramento de valas
É obrigatório o escoramento para valas de profundidade superior a 1,25 m, conforme estabelece a portaria nº. 3214 do Ministério do Trabalho; em valas com profundidade inferior a 1,25 m deve ser utilizado escoramento sempre que as paredes laterais forem constituídas de solo passível de desmoronamento; a responsabilidade pela definição do tipo de escoramento a empregar é da contratada e depende da qualidade do terreno, da profundidade da vala e das condições locais, e ainda das considerações da fiscalização.
A remoção do escoramento deve ser feita cuidadosamente e a medida que for sendo feito o reaterro; no caso de escavação manual de valas, o escoramento deve ser executado simultaneamente à escavação, ficando a profundidade da vala, para escavação manual em limitada em até 2,00m; os materiais usados devem ser isentos de trincas, falhas ou nós, para não comprometer a resistência aos esforços a suportar.
Tipos de escoramentos:

O tipo de escoramento depende de uma séria de fatores e, dentre eles, os principais
São:
·         Natureza do solo
·         Custo mínimo sem prejuízo da segurança
·         Adequação ao local da obra
·         Disponibilidade de materiais

Podendo ser dividido em escoramento de madeira, metálico e especiais

Pontalete:


Devem ser cravadas pranchas de 4,00 x 20,00 cm ou 4,00 x 30,00 cm, dispostas verticalmente, espaçadas de no máximo 1,35 m (eixo a eixo), travadas horizontalmente por estroncas de no mínimo 5,00 x 10,00 cm ou madeira roliça com diâmetro mínimo de 10 cm.


Continuo:

Deve ser executado com madeira de boa qualidade, de forma a obter-se um conjunto rígido a cobrir inteiramente as paredes da vala. Geralmente é usado para solos arenosos. A  medida em que a escavação vai sendo aprofundada, são colocadas pranchas de 4 x 20 cm ou 4 x 30 cm, dispostas verticalmente, travadas por longarinas de 7,5 x 10 cm em toda a extensão da vala, espaçadas verticalmente de, no máximo, 1,50 m e com estroncas de, no mínimo, 5 x 10 cm ou madeira roliça com diâmetro mínimo de 10 cm, ou ainda metálicas espaçadas de, no máximo, 1,35 m. 



Descontinuo:

Deve ser executado com madeira de boa qualidade, de forma a obter-se um conjunto rígido, utilizando-se pranchas de 4 x 20 cm ou 4 x 30 cm. Pode ser usado em solos arenosos, mas é usado para terrenos com cotas de lençol freático alto.

O espaçamento entre as pranchas deve ser de, no máximo, 0,60 m (eixo a eixo) e devem ser travadas por longarinas de 7,5 x 10 cm em toda a extensão da vala, espaçadas verticalmente de, no máximo, 1,50 m e com estroncas de, no mínimo, 5 x 10 cm ou madeira roliça com diâmetro mínimo de 10 cm, ou ainda metálicas espaçadas de, no máximo, 1,35 m.



Escoramento metálico - Pontalete

Devem ser cravados perfis de aço de 4,75 mm de espessura com 40 cm de largura desenvolvida, dispostos verticalmente, espaçados de, no máximo, 1,35 m (eixo a eixo), travados horizontalmente por estroncas de, no mínimo, 5 x 10 cm. A cravação desses perfis podem ser feitas por Bate-estacas e martelo vibratório.

Continuo de chapa metálica:

Deve ser executado com chapas metálicas com dimensões mínimas de 3,00 x 2,00 m ou 2,50 x 2,00 m com espessura de 10 mm, de forma a cobrir integralmente as paredes da vala . O uso deste tipo de escoramento está limitado a valas de até 2,00 m de profundidade. 


Continuo com chapa e perfis metálicos:


Deve ser executado com chapas metálicas com dimensões de 3,00 x 2,50 m ou 2,50 x 2,00 m com espessura mínima de 20 mm, de forma a obter um conjunto rígido a cobrir as paredes da vala. A medida que a escavação vai sendo aprofundada, as chapas vão sendo cravadas verticalmente com auxílio do próprio equipamento de escavação.

  
Caso a vala tenha profundidade superior a 3,00m, deve ser efetuada uma complementação com chapa metálica de maneira a cobrir todas as paredes da vala. Para tanto, a chapa complementar deve ser provida de sistema de encaixe, para apoiar sobre a chapa já instalada, de modo que ao haja escorregamento entre elas.

ESCORAMENTO MISTO - Tipo Hamburguês:

Deve ser constituído por perfis "H" de aço de 10" cravados, pranchões de madeira de boa qualidade de 4 cm x 20 cm, longarinas de aço de perfil "H" de 6" e estroncas de mesma bitola.


ESCORAMENTO METÁLICO TIPO CAIXA

Em função desse tipo de escoramento não ser montado no local, como os demais, apresenta uma série de transtornos às vias públicas e aos transeuntes, tanto na sua instalação como na sua movimentação diária. O escoramento metálico tipo caixa, é constituído de chapas e perfis metálicos, criando um espaço dentro da vala que possibilite o desenvolvimento de todos os trabalhos pertinentes ao assentamento da tubulação, atendendo as normas de segurança.



CRITÉRIOS DE CONTROLE

As estroncas devem ficar rigorosamente perpendiculares ao plano do escoramento. O material escavado deve ficar longe da vala para evitar sobrecarga. Deve-se evitar o máximo a entrada de águas na vala, no aparecimento de trincas laterais a vala, providenciar sua vedação e impermeabilização.
Quando encontrar tubulações na vala, estas deverão ser escoradas com pontaletes.

CRITÉRIOS DE MEDIÇÃO E PAGAMENTO

Os escoramentos são medidos por metro quadrado de área escorada, independentemente da profundidade, da largura da vala. O material perdido quando ocorrer a necessidade de se fechar a vala, será medido da seguinte forma:

Longarinas e pranchas de madeira: M³ de madeira
Peças e pranchas metálicas: Kg de material
Pontaletes de madeira: Metro linear 




Reativar Ambiental by Anonymous XZJV0ZRm on Scribd



0 comentários:

Postar um comentário