sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Instrumentos e acessórios topográficos, ALENCAR,H. (2009)

 ALENCAR, Humberto. Instrumentos e Acessórios Topográficos. Apostila de Topografia

INSTRUMENTOS E ACESSÓRIOS TOPOGRÁFICOS

           Faremos uma breve exposição sobre os principais instrumentos, equipamentos e acessórios topográficos utilizados tanto na Planimetria quanto na altimetria.

a.    Teodolito – Instrumento utilizado em levantamentos planimétricos, altimétricos e planialtimétricos. Tem a finalidade de medir ângulos horizontais e verticais, bem como determinar alinhamentos com precisão. A precisão das suas leituras varia de acordo com o modelo e o fabricante.

b.    Nível de Luneta – Instrumento utilizado com finalidade principal de obter os desníveis do terreno. Isto pode ser facilmente conseguido com o auxílio de uma mira falante.

c.    Mira Falante – É uma régua graduada de centímetro em centímetro que serve para obtenção dos desníveis do terreno. Podem ser de encaixe ou dobráveis, e possuem, geralmente, comprimento de três ou quatro metros.

d.   Trena – Instrumento de medição direta de distâncias. Normalmente confeccionadas em fibra de vidro ou em aço. Podem ter tamanhos de 10, 20, 30, 50 ou até 100m.

e.    Receptores GPS – Instrumento geodésico que tem a finalidade de determinar as coordenadas geográficas, bem como a altitude, de pontos na superfície terrestre. A determinação dos dados citados é feita através da recepção de sinais emitidos por satélites em órbita no espaço.

f.     Distanciômetro – Como o próprio nome sugere, distanciômetro é um instrumento de medição indireta de distâncias. Trabalha acoplado a um teodolito. A medição é feita através de raios infravermelhos com o auxílio de prismas refletores.

g.    Estação Total – Instrumento eletrônico que funciona como teodolito e distanciômetro ao mesmo tempo. Ou seja, faz o trabalho dos dois instrumentos citados com muito mais precisão e rapidez, além de possibilitar a armazenagem de dados.

h.    Bússola – Instrumento que tem a finalidade de determinar ângulos Azimutais ou rumais. Temos a bússola que possui limbo e outra (Declinatória) que utiliza o limbo do instrumento ao qual ela está acoplada.

i.      Tripé – Suporte portátil que possui três pernas corrediças e uma base, sobre a qual se acoplam os instrumentos como o teodolito, nível, etc.

j.      Baliza – Haste de ferro, geralmente com 2 metros de comprimento e seção circular com aproximadamente 1,5cm de diâmetro. Utilizada para auxiliar nas medições angulares e lineares. São pintadas em intervalos variados nas cores vermelho e branco para facilitar a visualização à distância e dentro do mato.

k.    Umbrela ou Guarda Sol – Serve para proteger o instrumento dos raios solares ou chuviscos esporádicos. A exposição dos instrumentos a estas condições poderá causar sérios danos aos mesmos.


**Texto retirado da apostila de topografia do Professor Humberto, do Instituto Federal de Pernambuco.

Referencias:
ESPARTEL, Lélis. CURSO DE TOPOGRAFIA.            Editora Globo – 1973.
SEIXAS, José Jorge de. TOPOGRAFIA - 1º volume. Editora Universitária – 1981
CARDÃO, Celso. TOPOGRAFIA – VII Edição. Edições Engenharia e Arquitetura- 1990.
SILVEIRA, Luiz Carlos da. CÁLCULOS GEODÉSICOS NO SISTEMA UTM 
OLIVEIRA, Cêurio de. DICIONÁRIO CARTOGRÁFICO. IBGE – 1993
GONZAGA, Sérgio Luiz de Araújo. APOSTILA DE PLANIMETRIA. Gráfica do CEFET-PE – 1995
APLICADOS À TOPOGRAFIA. Editora e livraria Luana – 1990.





4 comentários: