sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Grandezas Topográficas, ALENCAR,H. (2009)

ALENCAR, Humberto. Grandezas topográficas. Apostila de Topografia

Esse é um dos assuntos de introdução à topografia, todas estas definições e cálculos são importantíssimos para uma melhor compreensão dos trabalhos que seguirão na disciplina; o meu conselho para você é que estude bem todas estas definições e se puder, procure exercícios relacionados.

Grandezas Topográficas

            As grandezas topográficas podem ser definidas por: Alinhamento topográfico, poligonal topográfica, ângulos topográficos e unidades de medida.

Alinhamento Topográfico:
É a distância horizontal existente entre dois pontos topográficos. Todo alinhamento possui elementos (essenciais) que o caracterizam como tal. São eles: Origem, Extremidade, Comprimento, e Direção. É importante lembrar que, enquanto a medida estiver sendo efetuada na mesma direção ainda estaremos no mesmo alinhamento.

Poligonal Topográfica:
           É a sucessão de vários alinhamentos topográficos, interligados por pontos denominados vértices. Esta definição se aplica bem, principalmente quando o método de levantamento topográfico utilizado é o do caminhamento perimétrico. Veremos este método adiante com mais detalhes.

Ângulos Topográficos:
a) Direto, b) Azimute, c) Rumo,  d) Deflexão.

a)DIRETO - Tem origem em um alinhamento anterior. Cresce sempre em sentido horário. Seu valor angular varia entre 0°(zero grau) e 360° (trezentos e sessenta graus);

b)AZIMUTE - Tem origem no norte magnético. Cresce sempre em sentido horário. Seu valor angular varia entre 0°(zero grau) e 360° (trezentos e sessenta graus);

c)RUMO - É o menor ângulo formado entre a linha norte-sul e o alinhamento. Pode ter sua origem tanto no norte quanto no sul. Cresce em sentido horário ou anti-horário. Seu valor angular varia entre 0°(zero grau) e 90° (noventa graus) em cada quadrante;
d)DEFLEXÃO - Tem origem no prolongamento do alinhamento anterior e fim no posterior. Cresce em sentido horário ou anti-horário. Seu valor angular varia entre 0°(zero grau) e 180°.
  
Unidades de Medida (Lineares e Angulares)

           Utilizamos como unidade linear o metro (m), o quilômetro (Km), e a estaca de 20 metros (Est.); Como unidade angular adotamos o grau sexagesimal (° ’ ”), onde cada grau equivale a 60 minutos e cada minuto equivale a 60 segundos.

Transformações entre unidades Lineares:

a)    4.550,50 m  = Est. 227 + 10,50 m ;

Lê-se: quatro mil quinhentos e cinqüenta metros e cinqüenta centímetros é igual a duzentas e vinte e sete estacas inteiras mais dez metros e cinqüenta centímetros. 

b) Est. 55 + 18,40 m  =  1.118,40 m .

Lê-se: cinqüenta e cinco estacas inteiras mais dezoito metros e quarenta centímetros é igual a um mil cento e dezoito metros e quarenta centímetros.


**Texto retirado da apostila de topografia do Professor Humberto, do Instituto Federal de Pernambuco.

Referencias:

ESPARTEL, Lélis. CURSO DE TOPOGRAFIA.            Editora Globo – 1973.
SEIXAS, José Jorge de. TOPOGRAFIA - 1º volume. Editora Universitária – 1981
CARDÃO, Celso. TOPOGRAFIA – VII Edição. Edições Engenharia e Arquitetura- 1990.
SILVEIRA, Luiz Carlos da. CÁLCULOS GEODÉSICOS NO SISTEMA UTM 
OLIVEIRA, Cêurio de. DICIONÁRIO CARTOGRÁFICO. IBGE – 1993
GONZAGA, Sérgio Luiz de Araújo. APOSTILA DE PLANIMETRIA. Gráfica do CEFET-PE – 1995

APLICADOS À TOPOGRAFIA. Editora e livraria Luana – 1990.



0 comentários:

Postar um comentário