sábado, 28 de fevereiro de 2015

Assentamento da Tubulação


Assentamento da Tubulação

Transportar os tubos da superfície do terreno para o fundo da vala, que em caso de necessidade, já deve estar devidamente escorada, devemos observar as especificações do solo para capacidade de suporte.

Pode ser realizada com:
·         O emprego de equipamento mecânico ou;
·         Apenas com a força física de homens.

À medida que for sendo concluída a escavação e o escoramento da vala, deve ser feita a regularização e o preparo do fundo, no sentido de jusante para montante. As tubulações devem ser assentadas sobre bases firmes, para evitar que os tubos mudem de posição, prejudicando as juntas e colocando os tubos sob risco de queda. O greide do coletor poderá ser obtido por meio de réguas niveladas com a declividade do projeto (visores) que devem ser colocadas nos pontos de locação do centro dos PV's e em pontos intermediários do trecho, distanciados de acordo com o método de assentamento a empregar, ou seja:

·         De cruzeta - máximo de 30m;
·         De gabarito - máximo de 10m

A necessidade de escoramento e rebaixamento de lençol freático para assentamento da tubulação deverá ser criteriosamente avaliada de comum.


ESPECIFICAÇÕES DO SOLO

SOLOS FIRMES E SECOS
De acordo com a NBR 9814 em terrenos firmes e secos, com capacidade de suporte satisfatória, podem ser previstos os seguintes tipos de apoio:

apoio direto
apoio sobre leito de material granular fino (areia, pó de pedra, brita nº1 ou cascalho triturado), após o conveniente rebaixamento do fundo da vala, em toda a sua largura
Apoio sobre laje e berço contínuo, de concreto
Apoio sobre blocos convenientemente espaçados,de acordo com as características mecânicas da tubulação

SOLOS FIRMES

Em terreno firme, com capacidade de suporte satisfatória, porém, situado abaixo do nível do lençol freático,após o necessário rebaixamento do fundo da vala, deve ser preparado um lastro drenante de brita 3 e 4 ou cascalho grosso com a espessura variando de 10 cm a 15 cm, comum a camada adicional de 5 cm de material granular.Sobre esse lastro deve ser feito o apoio do tubo.

Em terrenos compressíveis e instáveis, o apoio da tubulação é feito sobre laje de concreto simples ou armado, que dependendo da espessura da camada sem capacidade de suporte, deve ser executada sobre um dos seguintes tipos de fundação:

lastro de brita 3 e 4, ou cascalho grosso com espessura mínima de 15 cm;
embasamento de pedra de mão, com espessura máxima de 1 m;

SOLO ROCHOSO

Em terrenos rochosos a escavação deve ser aprofundada de pelo menos 15 cm,reenchendo-se o fundo da vala com material granular fino, para garantir um perfeito apoio à tubulação. Deve-se ainda observar que:
A espessura do leito de material granular deverá ser ampliada para 1 diâmetro, no mínimo quando ocorrer o término ou o mergulho da rocha, devendo esse leito ampliado ser mantido numa extensão de 5 diâmetros.


**Texto escrito por Ana Luiza, Débora França, Renata Oliveira estudantes de Saneamento Ambiental do IFPE.


Referências

•NBR 12.266/92. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/30914255/NBR-12266-NB-1349-Projeto-E-Execucao-de-Valas-Para-Assentamento-de-Tubulacao-de-Agua-Esgoto-Ou-Drenagem-Urbana
•http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAlFYAA/assentamento-tubos-concreto-redes-esgoto-sanitario

•http://site.sanepar.com.br/sites/site.sanepar.com.br/files/informacoes-tecnicas/mos-4a-edicao/modulo_9_4ed_v00_-_assentamentos.pdf 


0 comentários:

Postar um comentário