segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Exposições MAMAM - Suplemento Pernambuco e Carimbos

Exposições MAMAM - Suplemento Pernambuco e Carimbos

Não é à toa que ela se chama Aurora, sim sim, e quando ligamos a palavra ao latim, ela remete ao ouro, a luz, ao iluminado. Próximo ao rio, essa maravilhosa rua mantém viva o prédio onde é alocado o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), uma pura preciosidade cultural sob terreno recifense, e que atualmente mantém duas exposições dignas de visitações.
A primeira exposição chama-se “Uma capa é uma capa é uma capa é uma capa”, parafraseando o verso de Gertrude Stein “uma rosa é uma rosa é uma rosa é uma rosa”, estando na região térrea do MAMAM, onde são reunidas 30 capas da Revista Literária Suplemento Pernambuco em comemoração a primeira década de seu funcionamento. Eu particularmente não sabia que existia uma revista literária do governo de design tão arrojado e chamativo; de nome Suplemento Pernambuco, é uma revista literária do Diário Oficial do Estado, criada em 2007 perpetuando até os dias atuais, sob as formas impressas e digitais, contando com ilustrações, fotos, poemas e resenhas de vários colaboradores. De fato, o Suplemento Pernambuco mantém a chama cultural para os recifenses e não recifenses nesses 10 anos de existência. Para mais informações sobre a revista seu sítio virtual suplementopernambuco.com.br pode ser acessado.



Subindo as escadas de madeira, você encontra a segunda exposição, “Carimbos”, com a curadoria de Clarissa Diniz. Esta exposição é uma reunião inédita (inédita gente, inédita) de um conjunto de trabalhos realizados por José Cláudio entre 1968 a 1972, a partir de técnicas de carimbos artesanais (feito de borrachas). O despertar de José Cláudio para os carimbos aconteceu quando ele trabalhou na SUDENE na área de topografia, onde em determinado momento foi preciso elaborar em pequeno período de tempo grandes mapas rurais do estado, assim, a técnica de fazer carimbos (que já fazia durante a infância) voltou ao interesse do artista. Estas obras levantam reflexões do visitante, nos quais, esses pensamentos distinguem-se para cada pessoa.


Em ambos ambientes você poderá descansar: sim, você poderá descansar sentando-se nos puffs do térreo ou nas cadeirinhas de madeira praiana do primeiro andar e assim, deliciar-se com as atividades propostas pelas exposições e pelos colaboradores (agradeço a colaboradora Alexandra pela atenção, sanando nossas perguntas): Que tal você mesmo criar uma nova capa para o Suplemento Pernambuco? Ou então que tal você criar uma obra com carimbos? Melhor! Que tal você juntar os dois e inovar? No espaço do MAMAM você estará livre para criação e não decepcione ela neste momento, surpreenda-a.




Sério, não deixe de visitar o MAMAM nesses dias – veja as exposições.
SERVIÇO: Informações sobre visitação das exposições.

“Uma capa é uma capa é uma capa é uma capa”.
O Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – Funcultura e o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – Mamam apresentam a exposição.

“Carimbos”
De José Cláudio com curadoria de Clarissa Diniz. Patrocinado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – Funcultura e apoio cultural da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe)

VISITAÇÃO:
31 de agosto a 19 de novembro.
De terça a sexta: das 12h às 18h
Sábados e domingos: das 13h às 17h


ENTRADA GRATUITA

Não fique de fora, continue acessando:   Notícias || Vídeos || Livros || Artigos e Trabalhos

0 comentários:

Postar um comentário